Translate

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Culto de ações de graça

RAZÕES PARA CELEBRAR CULTO DE AÇÕES DE GRAÇAS
INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: I Pedro 1:3-9
1. Definição de culto de ação de graças: É um culto de adoração no final do ano geralmente realizado na igreja com a finalidade de louvar e exaltar com exultação a Deus pelo que Ele fez no transcorrer do ano que termina.
2. Motivação para celebrar o culto de ação de graças: As pessoas vão à igreja com alegria celebrar as bênçãos recebidas de Deus.
3. Objetivo do culto de ação de graças: Reconhecimento de que Deus é dono de tudo e que tudo o que nos dá alegria, prazer e felicidade vem dEle.

I.  O CRISTÃO TEM NO CORAÇÃO UMA PROFUNDA GRATIDÃO PELA MORTE DO FILHO DE DEUS – I Pedro 1:3-4

1. A morte de Jesus, o filho de Deus, é a principal razão para celebrar um culto de ações de graças: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
2. A morte e ressurreição de Jesus é resultado da misericórdia de Deus oferecida a nosso favor, a qual compreende Seu divino interesse pelo bem-estar de todo ser humano.
3. A morte e ressurreição do Filho de Deus nos regeneram (transforma) de desesperados em esperançosos; pois, ao converter-se a Cristo, a pessoa contempla no fim da jornada cristã sua futura glorificação e sua herança celestial na casa do Pai.
 
II. O CRISTÃO DÁ GRAÇAS A SEU DEUS PELAS PROVAÇÕES DURANTE O ANO – I Pedro 1:5-8
1. A esperança viva do cristão é baseada na promessa de proteção com o poder de Deus através da fé, pois sua provação é fruto do compromisso com Jesus. Sem tal proteção em meio às aflições, ninguém alcançaria a herança guardada por Deus para os remidos (v. 5).
2. A esperança viva é uma força constante e poderosa que impulsiona o cristão a avançar para o Céu enfrentando os problemas da vida: “Nisto exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações” (v. 6).
3. A esperança viva do cristão enche o coração de alegria e ação de graça mesmo em meio às agonizantes provas da vida, pois sabem que Deus terá a última palavra no grande conflito entre o bem e o mal (vs. 7-8).

III. O CRISTÃO CELEBRA NO PRESENTE A GRANDE ESPERANÇA DA SALVAÇÃO – I Pedro 1:5-6 e 8-9

1. A fé em Cristo e em Seu plano é revelada na magnitude dos problemas que tal fé pode suportar; assim como o ouro, cada vez mais provado mais valioso se torna.
2. A fé em Cristo e em Seu plano traz tão grande alegria ao cristão que transcende a compreensão dos incrédulos e supera a capacidade de descrição dos cristãos: “... crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (v. 8).
3. A fé em Cristo e em Seu plano é um tremendo motivo para a realização de um culto de ações de graças no final de um ano, pois o converso aguarda ansiosamente pela segunda vinda de Cristo, a qual marca o começo da glorificação do cristão.

CONCLUSÃO:
1. Apenas os cristãos exultam ao celebrar a seu Deus em um culto de ações de graças; pois, apesar das lutas e aflições que todos passam neste mundo injusto e mal, os cristãos as enfrentam com fé e esperança confiando na poderosa proteção de Deus.
2. Apenas os cristãos são provados por sua fé para amadurecer e refinar o caráter de modo que seu valor se manifeste plenamente e redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo quando vier buscar os salvos.
3. Apenas os cristãos têm razões concretas para render graças a Deus, pois é o próprio Deus quem dá tais razões.
APELO:
1. Seja um cristão genuíno rendendo graças a Deus pelas provações.
2. Seja um cristão agradecido pelo que Deus lhe deu, dá e dará através de Jesus.
3. Seja um cristão animado com as promessas de Deus àqueles que crêem.
Pr. Heber Toth Armí

 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Consagração

QUANDO HÁ CONSAGRAÇÃO NADA IMPEDE AS MARAVILHAS
Pr. Heber Toth Armí
INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Josué 3:1-17
1. A santificação tem sido negligenciada por muitos que clamam por milagres.
2. A santificação é o resultado de uma vida de total consagração a Deus.
3. A santificação é requisito para ser o canal das bênçãos de Deus ao mundo.

I. QUANDO DEUS ESTÁ À FRENTE QUALQUER VITÓRIA É POSSÍVEL – Josué 3:1-5
1. Colocar a Deus em primeiro lugar no tempo significa permitir Deus agir: Josué se levantou de madrugada para fazer a vontade de Deus.

2. Colocar o povo para santificar-se (consagrar-se) significa eliminar todo pecado para Deus agir: Josué convocou todo o povo a purificar-se de seus pecados.

3. Colocar o povo para ouvir a Palavra de Deus é o melhor meio de santificação e atrai a presença do Deus do impossível:Josué apregoou a Palavra de Deus e convocou o povo para ver que Deus estaria presente no meio deles.
II. QUANDO O POVO DE DEUS SE CONSAGRA EXPERIMENTA SITUAÇÕES INIMAGINÁVEIS – Josué 3:5-10

1. A consagração é o meio de ter Deus agindo nas limitações da vida humana: Josué sabia que se o povo não santificasse não haveria como sair do lugar. Por isso ordenou a todos: “Santificai-vos...”
2. A consagração é o pré-requisito para ver, experimentar e viver as maravilhas de Deus: Josué conhecia o povo e sabia que se não se purificasse de seus pecados Deus não poderia cumprir Suas promessas. Por isso disse: “Santificai-vos, pois amanhã o Senhor fará...”
3. A consagração é o método divino para o povo viver milagres indescritíveis: Josué cria que Deus poderia operar logo, por isso disse ao povo: “santificai-vos... amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.

III. QUANDO O POVO ATENDE ÀS ORDENS DE DEUS NADA O DETÉM – Josué 3:5, 11-17

1. Nada pode atrapalhar o avanço de um povo consagrado inteiramente a Deus: Deus sabe que um povo em Suas mãos avança obstáculos intransponíveis, por isso inspirou Josué a preparar Seu povo para atravessar o imenso Rio Jordão.

2. Nada e nem ninguém pode impedir um povo consagrado de avançar com fé: Deus pode operar eficazmente na vida de um povo que sabe confiar tudo a Ele, quando ouve Sua Palavra.

3. Nada é tão grande o suficiente para deter um povo santificado e confiante nas promessas de Deus: A lógica humana não é a lógica divina; por isso, somente com a santificação dos olhos, ouvidos, mente e corpo o povo de Deus entenderia e reagiria eficientemente frente à ordem ilógica de Deus.

a) Para Deus, atravessar os mais profundos rios não é nada.

b) Para Deus, abrir um caminho seco pelo meio do rio não é nada.

c) Para que Deus realize milagres na tua vida basta que você não dependa de nada mais a não ser do poder divino.
CONCLUSÃO:
1. Deus quer fazer de você um instrumento de milagre aqui na terra, mas primeiro você precisa limpar, eliminar e destruir tudo aquilo que te impede de ser um instrumento limpo e dedicado a Ele!

a) O reino de Deus precisa avançar no reino das trevas.

b) A vontade de Deus tem de predominar sobre a vontade de Satanás.

c) A igreja de Cristo tem que arrebentar as portas do inferno.

2. Deus quer fazer mais por nós, Deus quer nos dar mais vitórias, Deus quer operar mais maravilhas em nosso meio, Deus quer fazer mais proezas no mundo por meio de Sua igreja; então, consagre-se a Ele!

3. Deus quer operar grandes feitos no mundo através de Sua igreja, por isso Ele pede que você se consagre a Ele, ouça Sua Palavra e obedeça a Suas ordens de avançar confiando em Sua promessa!
APELO:

1. Santifique-se diante de Deus levantando-se de madrugada para orar.
2. Santifique-se diante de Deus ouvindo atentamente às Suas palavras.
3. Santifique-se diante de Deus e as maravilhas divinas inundarão tua vida.
Pr. Heber Toth Armí