Translate

domingo, 12 de maio de 2013

Dez Segredos


OS DEZ SEGREDOS DE MARIA, A MÃE DE JESUS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Lucas 1:26-38; 46-55
1.  Maria não é conhecida como verdadeiramente ela é na Bíblia.
2. Maria na Bíblia é bem diferente do que muitos imaginam, por isso é possível destacar dez segredos dela. Veja:

I.        MARIA NÃO PODE SER A MÃE DE DEUS – Lucas 1:32, 35
1. Uma mulher é uma criatura de Cristo (Colossenses 1:15-17), a criatura não pode ser mãe do Criador. Jesus é antes de todas as coisas, antes mesmo do nascimento de Sua mãe (João 1:1-3).
2. Uma mulher humana não poderia jamais gerar por si mesma um deus. Jesus é o Filho de Deus (Lucas 1:32); Ele é plenamente divino e eterno, mas se fez homem (Filipenses 2:5-8). Nesse processo foi necessário o corpo de uma mulher (Gênesis 3:15).

II.    MARIA NÃO PODE SER IMACULADA – Lucas 1:47
1. Maria não é imaculada, porque a Bíblia declara que na terra não há um justo, nem um sequer (Salmo 14:2-3; Romanos 3:10-11). O único justo foi Jesus (Atos 3:14-15).
2. Maria não é imaculada, porque ela mesma sabia que precisava de um Salvador (Lucas 1:47), por isso ela oferecia sacrifícios pelosseus próprios pecados (Lucas 2:21-24).

III.  MARIA NÃO PODE SER MEDIADORA NO CÉU – Lucas 1:46-49
1.  Maria nunca se posicionou como intercessora ou mediadora, mas como bem-aventurada por ser mãe de Jesus, o qual, sendo divino, nasceu como homem. Há uma atitude de Jesus em Lucas 8:19-21 que deixa claro que se Maria quisesse salvar-se deveria ouvir e executar a vontade do Pai, como qualquer pecador.
2. Maria não pode ser intercessora de ninguém no Céu, pois a Bíblia declara que só existe um único intercessor (I Timóteo 2:5), e, fora este não há outro caminho para Deus e para a salvação (João 14:6; Atos 4:12).

IV.   MARIA PERDEU A VIRGINDADE
1.  Maria permaneceu virgem até que o ente Santo, gerado pelo Espírito Santo, fosse concebido (Lucas 1:35; Mateus 1:25).
2. Maria se casou com José; e, depois que Jesus nasceu, teve relações sexuais com seu marido; conforme declarado na palavra “conheceu” (Mateus 1:25; Gênesis 4:1, 25).

V.   MARIA RECEBEU GRAÇA DE DEUS – Lucas 1:28, 30
1. Maria, embora tão carente de perdão e salvação como qualquer outra pessoa, foi agraciada por Deus como Noé (Gênesis 6:8), Davi (Salmo 6:4; 13:5) e muitos outros (Atos 15:11).
2. Maria foi agraciada, pois nenhum ser humano está isento do pecado e não merece nada a não ser a morte (Romano 5:12). Mas a bondade de Deus se manifestou com misericórdia e graça a todos, em especial a Maria.

VI.   MARIA FOI HUMILDE DIANTE DO PROJETO DE DEUS – Lucas 1:34, 38
1.  Maria não questionou o anjo, o qual lha trouxe mensagem de graça. Ela humildemente pergunta-lhe como tudo aquilo poderia acontecer.
2. Maria aceita com humildade e prestatividade afirmando ser a serva do Senhor.

VII.  MARIA FOI CORAJOSA PELA CAUSA DE DEUS – Lucas 1:38
1. Maria apenas se preocupou em fazer a vontade de Deus, não com o que poderia pensar José, seus pais, a sociedade e a liderança da igreja caso ela aparecesse grávida sem ainda estar casada com José.
2. Maria sabia que poderia ser mal interpretada, rejeitada e até apedrejada por aparecer grávida ainda solteira; mas aceitou o desafio sem se importar com as conseqüências. Ela foi corajosa ao ser uma instrumentalidade nas mãos de Deus.

VIII. MARIA EXULTOU EM ADORAÇÃO A DEUS – Lucas 1:46-55
1. Maria expressou sua alegria e gratidão na composição de um belo e extraordinário cântico.
2. Maria compôs esse cântico o qual se tornou conhecido em toda a história de toda a cristandade. Esse cântico é conhecido como Magnificat.

IX.  MARIA OBEDECEU AOS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS, NÃO DA IGREJA – Lucas 23:54-46
1. Maria era uma mulher temente a Deus, por isso foi escolhida pela graça de Deus quando era uma tenra moça, ainda solteira.
2. Maria permaneceu obediente aos mandamentos de Deus durante sua vida. Ela não seguia os mandamentos manipulados e adulterados no catecismo, mas todos os Dez Mandamentos de Deus baseados na Bíblia em Êxodo 20:8-11.

X.   MARIA FICOU NA TERRA ORANDO A DEUS, NÃO NO CÉU PELAS PESSOAS – Atos 1:9-15
1. Maria não subiu ao Céu com Jesus. Depois que Jesus foi assunto ao Céu, Seus discípulos ficaram no cenáculo orando por dez dias juntamente com as mulheres, entre aos quais estava Maria. Ela ficou orando com os cristãos, não foi ao Céu orar pelos cristãos.
2. Maria necessitava de oração, de poder e do Espírito Santo como qualquer um dos 120 que estavam reunidos em oração esperando pela promessa de Deus Pai, o recebimento do poder do Espírito Santo (Atos 1:4, 8).

CONCLUSÃO:
1. Estes segredos não deveriam ser segredos, mas como muitos desconhecem a Maria que a Bíblia apresenta, todas estas informações se tornaram segredos, agora revelados a você.
2. Estes segredos revelam que Maria foi uma mulher como qualquer outra, embora humilde, dedicada e temente a Deus. Sendo assim, ela serve de exemplo de mulher, boa mãe e de cristã verdadeira.

APELO:
1.   Não veja Maria como mãe de Deus, pois ninguém na Bíblia a identificou assim, nem ela mesma.
2.  Não olhe para Maria como imaculada, sem defeito e sem pecado; pois ela reconheceu a necessidade de um Salvador.
3.  Não vá a Maria como intercessora, pois a Bíblia declara que o único e exclusivo intercessor e mediador é Jesus.
4.  Não creia na ideologia humana de que Maria foi sempre virgem, pois a Bíblia declara que ela teve relações sexuais com seu marido José.
5.  Veja Maria como uma mulher que recebeu a graça imerecida de um Deus misericordioso e compassivo.
6.  Veja Maria como uma mulher humilde e submissa aos complexos planos de Deus.
7.  Veja Maria como uma mulher corajosa, a ponto de arriscar sua vida a fim de cumprir a vontade de Deus.
8.  Veja Maria como uma mulher que exulta em adoração ao seu Deus na composição de uma linda e extraordinária canção.
9.   Veja Maria como uma mulher fiel a Deus e aos Seus Dez Mandamentos.
10. Veja Maria como uma mulher de oração buscando o cumprimento das promessas de Deus e o poder do Espírito Santo. Aprenda viver o verdadeiro cristianismo com a verdadeira Maria apresentada na Bíbia.

Pr. Heber Toth Armí

sábado, 11 de maio de 2013

Mãe de Jesus


VOCÊ PODE TER MAIS HONRA DO QUE SER MÃE DE JESUS

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Lucas 11:27-28

1. Pensar que ter sido contemporâneo de Jesus teria mais proveito para a fé é ilusão: Muitos viram, ouviram e tocaram em Jesus e continuaram incrédulos.
2. Pensar que ser parente de Jesus seria uma vantagem para a crença nEle é utopia: Jesus teve irmãos e irmãs (Mateus 13:55-56) e isso não os favoreceu na fé (João 7:1-5).
3. Pensar que ter concebido e amamentado Jesus implica ser mais bem-aventurado é falso: Em Lucas 11:27-28 descreve uma mulher desconhecida que, impressionada com Jesus, exclamou em alta voz: “‘Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!’ Ele, porém, respondeu: ‘Felizes, antes, os que ouvem as Palavras de Deus e a observam”’ (Bíblia de Jerusalém).

I. BEM-AVENTURADO É SER BOA MÃE: HOMENS NUNCA TERÃO ESSA HONRA – Lucas 11:27-28

1. Feliz é a mulher que é excelente mãe: Jesus ouviu o elogio da mulher; imediatamente Ele fez uma declaração, sem contrariá-la. Pois, toda boa mãe é digna de elogio; mas, Jesus declarou que antes de ser boa mãe é importante ouvir e guardar a Palavra de Deus.

2. Feliz é a mãe que tem um excelente filho: O elogio à mãe também incluía Jesus, insinuando que ele era o filho que toda mulher sonha ter. É certo que a mãe de um bom filho é realizada e feliz. Por isso, Jesus não aprova, nem desaprova suas declarações, apenas eleva para uma visão mais nobre.

II. BEM AVENTURADO É TER SIDO MÃE DE JESUS: UMA MULHER TEVE ESSA HONRA – Lucas 11:27-28
1. Abençoada foi Maria por ter sido escolhida para ser mãe de Jesus: Nem todas as excelentes mulheres puderam ser mãe de Jesus, apenas Maria; porém, não havia necessidade de inveja ou ciúmes, pois o fato de ter Cristo nascido no mundo abençoaria a todos.
2. Abençoada não é só Maria, pois bênçãos não são exclusivas: Jesus sugeriu à mulher que ela poderia ser tão honrada e privilegiada quanto Sua mãe, caso aceitasse Suas Palavras.

III. MAIS BEM-AVENTURADO DO QUE SER MÃE DE JESUS É OUVI-LO E OBEDECER-LHE: TODOS PODEM TER ESSA HONRA – Lucas 11:28

1. Ouvir a Palavra de Deus é mais importante que ser mãe de Jesus: Apenas o entusiasmo por Jesus é insuficiente.Ele deseja a prática de Suas palavras e não elogios por Suas palavras. É bom ouvir a Palavra de Deus; porém, apenas ouvi-la não satisfaz plenamente.
2. Guardar a Palavra de Deus é ainda melhor que apenas ouvi-la: Ficar deslumbrado por Jesus não é suficiente para experimentar a mais profunda felicidade. A Palavra de Deus precisa ser praticada a fim de obter a maravilhosa experiência de ser bem-aventurado.

CONCLUSÃO:
1. Bem-aventurado é receber Jesus no coração: Conceber Jesus ou amamentá-lO não foi sinônimo de tê-lO no coração. Antes de ser chamada agraciada, Maria praticava a Palavra de Deus.
2. Bem-aventurada mais do que ser mãe de Jesus é a pessoa que ouve e pratica a Palavra de Deus: Jesus queria ensinar àquela mulher e a nós que, embora seja privilégio ouvir-Lhe, são verdadeiramente bem-aventurados aqueles que além de ouvir, observama Palavra de Deus.
3. Bem-aventurado é mais aquele que tem intimidade espiritual com Jesus do que quem teve intimidade carnal:O parentesco espiritual com Jesus é mil vezes mais respeitável que o parentesco carnal. Temos a mais profunda intimidade com Jesus quando ouvimos, guardamos no coração e reproduzimos na vida Suas maravilhosas e orientadoras Palavras.

APELO:
1. Seja Bem-aventurado ouvindo a Palavra de Deus (a Bíblia).
2. Seja Bem-aventurado praticando a Palavra de Deus diariamente.
3. Adquira a Bem-aventurança da intimidade espiritual com Cristo.

Pr. Heber Toth Armí

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mãe


“MÃE”: TÍTULO INVENTADO PELO HOMEM POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS


Mãe” é uma palavra que remonta aos dias do início da história mundial. Só encontramos informações seguras na revelação de Deus contida em Sua Palavra, A Bíblia. A primeira mulher da história, a esposa de Adão, foi a primeira a ser chamada de mãe. Quero convidá-lo a refletir em alguns pontos importantes desta informação registrada em Gênesis 3:20–4:1-2:

1.  A primeira mulher recebeu o título de mãe antes de ter filhos:Adão foi o responsável por escolher um nome a sua esposa. Isso aconteceu depois dele ter acusado-a de ter-lhe dado do fruto e de ouvir a sentença de morte (Gênesis 3:17-19). Ele poderia ter-lhe dado o um nome que significa “mãe de todos os mortais” ou “mãe de todos os que morrem” ou “mãe dos pecadores”, etc. No entanto, Adão preferiu chamar sua mulher de “Eva”,que significa “mãe de todos os viventes”. Ela recebeu esse nome mesmo sem ter filhos.  Os filhos só aparecem em Gênesis 4:1-2. A razão dessa atitude positiva, esperançosa e otimista é vista nos dois próximos pontos deste artigo.

2.  A primeira mulher recebeu o título de mãe antes de ter filhos por causa da graça de Deus: Adão e Eva tinham pecado, estavam prestes a sair do Jardim do Éden, o que aconteceu logo que a conversa entre eles e Deus foi concluída (Gênesis 3:21-24). Deus havia dito a eles que se comessem do fruto proibido, no mesmo dia eles morreriam (Gênesis 2:16-17). Eles comeram, mas não morreram, porque Deus providenciou um animal para substituir a morte deles (Gênesis 3:21). A morte desse animal representava a futura morte de Jesus por eles declarada por Deus em Gênesis 3:15. Assim, ao invés de morrerem, eles continuariam com vida. E, além da vida, a mulher poderia gerar vida. Isso é graça e misericórdia de um grande Deus de amor. É por isso que Adão nomeia sua esposa de “Eva, mãe de todos os viventes”.

3.  A primeira mulher recebeu o título de mãe antes de ter filhos por causa da graça de Deus e pela fé que Adão depositou na promessa de Deus: Se Adão não tivesse acreditado ou aceitado o plano de salvação apresentado na profecia de Gênesis 3:15, ele jamais teria intitulado sua esposa de mãe de todos os viventes. Mas como ele aceitou e creu que o descendente da mulher, um filho especial, esmagaria a cabeça da serpente, destruindo o mal completamente, pela fé ele nomeou “mãe de todos os viventes” a sua esposa. Exatamente no momento em que a sentença de morte foi proferida a Adão (Gênesis 3:19) foi que ele chamou sua esposa de Eva. Isso é fé, ele já não estava com medo e desesperado. Deus apresentou ao casal pecador, que deveria ter morrido, o Descendente da mulher (Jesus) que lhes traria novamente o dom perdido, o dom da vida eterna. É por esse motivo que ao conceber os primeiros filhos é dito que Eva “deu à luz”, do grego “zoé”, que significa “vida”.

Assim, analisando o texto bíblico sobre a origem da mãe, se nota o amor, a graça e a misericórdia de Deus ao lidar com os pecadores implantando-lhes esperança no coração ao trazer-lhes uma promessa de que o problema causado por eles seria resolvido por um Descendente de mulher. Não é possível saber o quando Adão e Eva entenderam sobre o nascimento, vida e morte do Filho de Deus, mas sabemos que eles creram na pequena boa notícia – evangelho – que Deus lhes apresentou. Hoje temos mais luz sobre o assunto, sabemos que Jesus nasceu sem ter participação de homem algum, apenas da mulher. Sabemos que Jesus, o descendente da mulher, morreu para dar vida, vida eterna a todo aquele que, como Adão, acreditar e viver pela fé essa promessa.

Pr. Heber Toth Armí

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mãe de todas as mães


A MÃE DE TODAS AS MÃES DO MUNDO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 3:20
1. Quem inventou a mãe?
2. Quem teve a idéia de chamar a mulher com filhos de mãe?
3. Quem foi a primeira mãe da história do mundo?

I.   A ORIGEM DA PALAVRA “MÃE” – Gênesis 3:20
1. Deus deu nome ao homem, Adão – que significa terra vermelha, mas Deus não deu nome à mulher.
2. Deus deu oportunidade para o homem escolher o nome de sua esposa.
3. Deus fez o homem e a mulher, Deus põe nome no homem, Adão; e, o homem põe nome na mulher, Eva:
a) “Eva” significa “mãe de todos os viventes”.
b) “Eva” foi escolhido porque Adão acreditou na promessa de Deus (Gênesis 3:15).
c) “Eva” foi um nome baseado na fé na vinda do Filho de Deus que nasceria de mulher e resgataria a vida de todos os seres viventes que fora sentenciado à morte por causa do pecado.

II. A ORIGEM DA MÃE – Gênesis 3:20
1. A mãe tem sua origem na criação de Deus no Jardim do Éden; portanto, mãe é uma invenção de Deus.
2. A palavra mãe surge após o pecado, mas gerar filhos era uma das características de toda mulher no plano de Deus para o mundo perfeito (Gênesis 1:28).
3. A mãe se tornou fruto da misericórdia de Deus, pois mesmo depois do pecado Deus deu oportunidade à mulher poder de gerar vida:
a) Eva foi primeira mulher a ser mãe, ela é a mãe de todas as mães.
b) Eva foi a mulher que deu origem a todas as pessoas do mundo.
c) Eva é a mãe de todos as clãs, de todos os povos, de todas as raças.

III. A PRIMEIRA MÃE DO MUNDO – Gênesis 3:20
1. A primeira mãe do mundo recebeu o nome de mãe antes mesmo de ter um filho.
2. A primeira mãe do mundo foi Eva, a qual experimentou a primeira dor de parto, mas foi a primeira mulher e ter o privilégio de gerar vida, por isso se diz que “deu à luz” (Gênesis 4:1-2).
3. A primeira mãe teve muitos filhos e filhas. A Bíblia fala de Cain, Abel e Sete, mas também fala de “filhos e filhas” de Adão e Eva (Gênesis 5:3-4).

CONCLUSÃO:
1. Eva, palavra da língua hebraica Jawwah, sem etimologia exata, mas que se parece com Jayyah que quer dizer “vivente”.
2. Eva, nome que surge quando Adão escolhe o nome para sua esposa, logo depois de ter recebido o seu diretamente de Deus.
3. Eva, palavra da da transliteração Jawwah do hebraico para a Septuaginta em grego Eua, de onde vem a palavra “Eva”.

APELO:
1. Valorize a mãe, pois foi uma invenção de Deus.
2. Respeite a mãe, pois ela é fruto da misericórdia de Deus.
3. Ame a sua mãe, pois ela deu à luz, gerou vida e você é prova disso.

Pr. Heber Toth Armí