Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

Mistérios revelados na Bíbla


Estude a bíblia e conheça bem os mistérios revelados

Introdução: Texto bíblico principal: Deuteronômio 29:29
1. Qual é a mensagem de Deuteronômio 29:29?
2. O que Deus quer nos dizer em Deuteronômio 29:29?
3. O que extraímos de lições aplicáveis para a vida desse texto bíblico?

I. AS COISAS ENCOBERTAS PERTENCEM AO SENHOR, NOSSO DEUS – Deuteronômio 29:29
Deus é eterno, Ele é o Criador do vasto e infinito Universo, Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Ele está além da compreensão humana, Ele é Deus soberano, transcendente e ilimitado. Por isso, devemos saber que:
1. A mente humana é limitada para saber tudo o que Deus sabe:
a) É impossível competir com Deus em sabedoria.
b) É impossível alcançar o conhecimento que Deus tem.
c) É impossível a criatura saber tanto quanto o Criador.
2. A mente humana foi criada por isso já é limitada, e tornou-se ainda mais restringida com os efeitos negativos decorrentes do pecado: Por isso,
a) O mais elevado e desenvolvido intelecto humano jamais alcançará o mesmo nível da onisciência divina.
b) O maior gênio do mundo não chega nem perto da sabedoria de Deus, pois ela é infinitamente mais elevada que a capacidade de qualquer criatura.
c) O mais sábio dos homens, devido ao defeito e fragmentação causados ao intelecto, precisa-se de um conhecimento extra – a revelação sobrenatural, para saber a verdade.
3. A mente humana é finita para saber tudo sobre o infinito, pior ainda depois do pecado:
a) O ponto de vista humano é muito estreito e jamais alcançará a onisciência que pertence somente a Deus. Consequentemente, é extremamente perigoso buscar saber o que Deus não revelou.
b) O ponto de vista, as conjecturas e os conceitos humanos indubitavelmente conduzem aos desvios da verdade.
c) O ponto de vista limitado do ser humano deve ser regido pelo ponto de vista ilimitado do eterno e infinito Criador na busca pela sabedoria.

II. AS COISAS REVELADAS PERTENCEM A NÓS E A NOSSOS FILHOS PARA SEMPRE – Deuteronômio 29:29
Deus não está limitado à Bíblia, a Bíblia é o conhecimento de Deus limitado a nós. Deus sabe tudo sobre tudo, e a Bíblia não revela tudo o que Deus sabe, senão ela não caberia no mundo. Mas tudo o que ela revela é para nós.
1. Deus, sendo onipresente, onisciente e onipotente pode ser conhecido por seres humanos limitados: Os mistérios ocultos de Deus foram revelados levando em conta a limitação humana.
2. Deus se revelou e nos deu informações verdadeiras através de Sua revelação na Bíblia, portanto:
a) A única forma infalível de sabedoria é a Palavra de Deus transcritas em palavras  humanas.
b) A única fonte suprema de informações verdadeiras sobre o que precisamos saber é a Bíblia, a Palavra de Deus em caracteres humanos.
c) A única base segura para apoiar nossos conceitos históricos, antropológicos, sociológicos, filosóficos e teológicos é a revelação de Deus em Sua Palavra escrita.
3. Deus deixou a Bíblia para que as pessoas conheçam a verdade sobre as origens, sobre o mal e sobre a salvação em Cristo Jesus:
a) Para muitas pessoas aquilo que Deus revelou na Bíblia é tão difícil de entender, porém incoerentemente aceitam meras suposições não reveladas contrárias às reveladas.
b) Há pessoas que desejam saber o que não foi revelado, mas não aceitam ou não se aprofundam naquilo que está revelado.
c) Muitos insistem em compreender ou em questionar as coisas encobertas; entretanto, ignoram conhecer às reveladas.

III.AS COISAS REVELADAS E ESCRITAS NA BÍBLIA DEVEM SER CUMPRIDAS PELOS SERES HUMANOS – Deuteronômio 29:29
Muitos dizem não preocupar-se com estudos e compreensão dos temas bíblicos doutrinários, dizem que importante é saber que Deus existe e amar a Jesus. Porém, não é isso o que Deus diz em Deuteronômio 29:29.
1. A Bíblia é a revelação de Deus para os seres humanos: Tudo que precisamos saber sobre Deus, Sua vontade e Seu plano de nos salvar está na Bíblia; negar a possibilidade de tal conhecimento é uma atitude de ingratidão e rebeldia diante dEle.
2. A Bíblia foi deixada para ser estudada pelos seres humanos:As coisas reveladas tem o objetivo de nos conduzir a Deus e à salvação oferecida por Ele. Disse Jesus, “Errais não conhecendo as Escrituras...” (Mateus 22:29). Doutrinas erradas, falsas religiões e novas igrejas surgem por falta de estudo e conhecimento bíblico.
3. A Bíblia possui conteúdo suficiente para ser estudado durante toda a vida: Quem examinar as Escrituras durante toda a sua vida jamais chegará ao pleno  conhecimento dela e de Suas implicações. Jamais alcançaremos um conhecimento exaustivo da Bíblia, pois nosso tempo de vida aqui na terra é muito curto para um livro tão profundo. No entanto, é necessário continuar estudando, sem jamais desistir ou pensar que alcançou o limite da revelação de Deus.

CONCLUSÃO:
1. Aqueles que amam a Deus não aspiram pelos mistérios não revelados, mas examinam cuidadosamente, durante toda a vida, as revelações dos mistérios revelados na Bíblia.
2. Aqueles que amam a Deus e O respeitam levam a sério e praticam o que foi revelado, deixando de lado o que Deus não revelou.
3. Aqueles que amam a Deus orientam-se pelas palavras do Livro Santo de Deus, a Bíblia Sagrada.
Independente de teu conhecimento bíblico a questão que importa não é o quanto você sabe ou o quanto ainda você precisa saber, mas o que realmente importa é o quê você tem feito com aquilo que você já sabe. Quanto você tem praticado daquilo que você já leu?

APELO:
1. Aproxime-se da Bíblia deixando as coisas encobertas com Deus.
2. Busque saber tudo sobre as coisas reveladas por Deus.
3. Cumpra todas as palavras reveladas por Deus a você.
Pr. Heber Toth Armí
http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/RELIGI%C3%83O%20ENGANOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário