Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Portal Bíblico: TERRÍVEL CRISE MORAL E SOCIAL NOS ÚLTIMOS DIAS


Crise no Brasil? Veja o que a Bíblia diz sobre a sociedade nos últimos dias. Prepare-se, algo maior está por vir. Quer saber?Leia: 


TERRÍVEL CRISE MORAL E SOCIAL NOS ÚLTIMOS DIAS


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: II Timóteo 3:1-5
1.  A realidade de nossa sociedade: Crimes hediondos, massacres brutais, pedofilia, abuso sexual, estrangulamento, pornografia, homossexualismo, imoralidade, infidelidade, etc.
2. A realidade de nossa era é revelada na Bíblia: O apostolo Paulo descreve a realidade dos últimos dias num catálogo de perversidades morais.
3. A realidade profética para o futuro: Multiplicação da decadência moral na humanidade até o advento de Cristo.

I.      A SÍNDROME DOS ÚLTIMOS DIAS: OS TEMPOS DIFÍCEIS – II Timóteo 3:1-4
1.  Os últimos dias são caracterizados por sua imensa dificuldade jamais vista. Nada de melhorar, cada dia será pior!
2.  Os últimos dias são caracterizados pelo crescimento da imoralidade humana. Nada de diminuir, a tendência é aumentar!
3.  Os últimos dias são caracterizados pelo terrível comportamento humano. Embora mais educado, menos pudor.

II.    RAZÃO BÍBLICA PARA A SÍNDROME DOS ÚLTIMOS DIAS – II Timóteo 3:2-5
1.   Satanás tem grande ira, pois sabe que pouco tempo lhe resta (Apocalipse 12:12). Ele não perde tempo, está lutando com todas as forças para imprimir o mal na sociedade.
2.   Satanás propõe insistentemente o egoísmo aos seres humanos, que é a porta para todos os outros pecados: ganância, presunção, soberba, blasfêmia, desobediência, ingratidão, profanação, ódio, calúnia, intemperança, crueldade, desprezo, hipocrisia.
3.   Satanás alcança seu ideal de afastar as pessoas do ideal de Deus, induzindo pessoas a amar mais os prazeres carnais que a Deus (II Timóteo 3:4).

III. ALERTA DIVINA DIANTE DA SÍNDROME DOS ÚLTIMOS DIAS – II Timóteo 3:1-5
1.  Deus quer que conheçamos a realidade de decadência social dos dias que antecedem a vinda de Cristo: “Sabe, porém, isto...” (II Timóteo 3:1).
2.  Deus quer que identifiquemos o comportamento prevalecente na humanidade nos últimos dias: Há uma lista detalhada dos pecados que se intensificarão (II Timóteo 3:2-5).
3.  Deus quer que afastemos destes pecados e de pessoas que querem nos afastar da verdadeira fé em Cristo: “Afasta-te também destes” (II Timóteo 3:5).

CONCLUSÃO:
1. Já estamos vivendo os últimos dias, por isso aumentam as dificuldades em todos os aspectos.
2. Já estamos vivendo os últimos dias, por isso vivenciamos a desintegração da família, a degradação moral e a destruição de vidas humanas como nunca antes.
3. Já estamos vivendo o fim dos últimos dias, podemos aguardar com grande expectativa o dia da gloriosa vinda de Cristo para nos levar para o Céu (Tito 2:13).

APELO:
1. Saiba bem as coisas que Deus deseja que você saiba. Deus te diz: “Sabe...”.
2. Saiba como procederão as pessoas sem Deus, para que não estejas entre elas. Deus te diz: “Afasta-te”.
3. Saiba que os últimos dias estão chegando ao fim para dar lugar à ao reino do Príncipe da Paz que logo virá em glória.

Pr. Heber Toth Armí

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Portal Bíblico: SAUDAI-VOS COM ÓSCULO SANTO


SAUDAI-VOS COM ÓSCULO SANTO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Romanos 16:16
“Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam”. Ósculo é beijo. A ordem aqui é que os membros das igrejas de Cristo saúdem uns aos outros com beijo. Para muitas pessoas esse texto é uma afronta contra a masculinidade. Será?

1. Por que o apóstolo Paulo ordena saudar com ósculo santo?
2. Por que o Espírito Santo incluiu tal imperativo na Bíblia?
3. Por que é importante estudar sobre ósculos santos?

I. UM PRINCÍPIO NÃO PODE SER ALTERADO OU NEGLIGENCIADO – Romanos 16:16
1. Um princípio transcultural presente no texto: “Saudai-vos uns aos outros”. A igreja é composta de pessoas que se amam, ou deveriam amar-se; por isso, a saudação e o cumprimento entre os membros são essenciais. Saudar uns aos outros não é opção, é uma ordem bíblica universal, transcultural. Um mandamento, uma ordem divina é um princípio.
2. Um princípio não deve ser alterado ou ignorado: Todo princípio bíblico é útil para o desenvolvimento e a sustentação da igreja. O princípio da saudação não deve ser jamais ignorado, deve sempre ser observado por cada membro do corpo de Cristo. Saudar uns aos outros é um preceito da mutualidade cristã.

II.  UM COSTUME LIGADO AO PRINCÍPIO PODE VARIAR COM O TEMPO E A CULTURA – Romanos 16:16

1. Um costume presente no texto com um significado teológico:“Saudai-vos... com ósculo...” Na sinagoga e posteriormente na igreja cristã a saudação era os homens beijando homens na face e mulheres beijando mulheres. O beijo era utilizado na época para evidenciar o amor cristão na comunidade. O amor é a essência do caráter de Deus, e, a característica principal de quem O conhece.
2. Um costume pode variar segundo a cultura, mas o emblema da saudação deve existir: Saudar com ósculo é uma das maneiras de saudar, a qual pode variar de cultura para cultura. Enquanto que a ordem é universal (“saudai-vos”), a forma, porém, é cultural. Dependendo da cultura a saudação é com beijos, abraços, apertos de mãos, inclinação do corpo para frente, etc. Não importa a forma, sempre devemos expressar atenção e simpatia uns aos outros em todos os lugares.

III. UM EMBLEMA DE AMOR SANTO DEVE CARACTERIZAR TODAS AS IGREJAS DE CRISTO – Romanos 16:16
1. A saudação cristã deve ser sincera: A igreja deve se caracterizar pelo amor, carinho e atenção de uns para com outros. Desta forma, esse amor cristão pelas pessoas é o que nos impulsiona a cumprimentá-las com sinceridade. O cristão não é frio, indiferente e desatento, pois uma fervorosa comunhão cristã caracteriza o amor de Cristo no coração.
2. A saudação deve ser santa para simbolizar o amor de Cristo compartilhado: O beijo jamais deveria ser malicioso, mas santo. A saudação não deve ser hipócrita, pois desta forma falsifica o amor de Cristo. Nunca deve haver fingimento na saudação, mas interesse genuíno em compartilhar o amor de Cristo uns aos outros sempre. Independente da forma emblemática, a saudação deve ser de profunda afeição cristã.

CONCLUSÃO:
1. A saudação é um princípio universal que deve ser praticada em todas as igrejas de Cristo: Embora a maneira de saudar seja cultural, o princípio é o mesmo: “Saudai-vos uns aos outros”. Todo cristão deve ser atencioso e caloroso no trato de uns para com outros em todo e qualquer lugar, seja no mercado, na rua, no trabalho, na escola ou na igreja.
2. O ósculo santo é o emblema do princípio da saudação que deve ser alterado conforme a cultura: Em alguns países causa escândalo dar beijos, pois existem outras formas de cumprimentar-se. Embora o emblema varie com o tempo e a cultura, praticá-lo sem malícia e sinceridade é a maneira de viver o princípio descrito no texto.
3. A saudação prática deve fazer parte da vida de cada membro da igreja de Cristo no mundo inteiro: A saudação do cristão, além de ser verbal, deve ser visível e palpável. Desta forma, o mundo inteiro verá evidências do amor de Cristo presente na Sua igreja.

APELO:
1. Saúdem uns aos outros olhando nos olhos expressando sincera atenção.
2. Saúdem uns aos outros com um forte abraço ou um singelo aperto de mão.
3. Saúdem uns aos outros demonstrando profundo o amor fraternal que vem do Céu.
Pr. Heber Toth Armí

domingo, 9 de junho de 2013

Neemias capítulo 6

O diabo não esta de brincadeira 
(Neemias 6 e Marcos 5.1-14)
INTRODUÇÃO: 
Neemias era copeiro do rei do império Persa, que dominava o mundo daquela época. Ele tinha um ótimo relacionamento com o rei Artaxerxes, tanto é que o mesmo lhe concedeu uma longa licença de suas funções no serviço ao rei para ir a Jerusalém e iniciar a restauração da cidade, que se encontrava em ruínas. Neemias foi até Jerusalém e começou a encontrar resistências no trabalho de reconstrução da cidade. Acabou por adquirir alguns inimigos: Sambalate, Tobias, Gesem e outros. Vemos também em Marcos capítulo 5 o investida do diabo sobre a vida de um homem, lançando sobre ele uma legião de demônios neste endemoninhado gerazeno. Agora:

O que podemos aprender com Neemias capítulo 6?

1-TEMOS INIMIGOS Quer queiramos ou não, quer entendamos ou não, o fato é que temos inimigos, e teremos que estar sempre atentos e vigilantes, espertos, para não cairmos nas ciladas que serão investidas sobre as nossas vidas. Podemos relacionar três inimigos diretos que enfrentaremos: o mundo, ou o sistema do mundo, como carnaval, festas regadas a drogas, álcool, tabaco, e tudo o que possa fazer com que venhamos a ficar deprimidos, entristecidos, como padrões de beleza, para mulheres ficarem sempre magras, homens sempre sarados, o que para muitos acaba se tornando um grande fardo a ser carregado. Outro inimigo feroz é a nossa carne, onde muitas vezes contrariamos os ensinamentos de Jesus de que devemos dar a outra face se alguém nos ferir na face direita, e na verdade, não queremos é levar desaforo para casa, e xingamos as pessoas no trânsito, e queremos fazer justiça com as nossas próprias forças, ou não conseguimos resistir de olhar um corpo feminino sensual que esta passando a nossa frente, ou as mulheres que fazem questão de colocarem um decote bastante aberto para serem admiradas e cobiçadas pelos homens. E por fim o terceiro inimigo implacável, o diabo e seus demônios, que estão na verdade por trás de tudo, nos tentando a pecar e a nos afastar de Deus.

Neemias 6.1 “Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais”.

Lucas 1.71 “Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam”. (profeta Zacarias, pai de João Batista).

Mateus 10.36 “E assim os inimigos do homem serão os seus familiares”.
Filipenses 3.18 “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo”.
Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

2-TEMOS QUE EDIFICAR OS MUROS  
       
Tudo o que pudermos fazer para nos proteger dos ataques dos nossos inimigos, devemos fazer. Pois nesta guerra espiritual, de vivermos uma vida cristã genuína, devemos estar sóbrios e vigilantes, pois o nosso adversário tentará de todas as formas e com muitas estratégias um brecha em nossas vidas para por ela entrar e fazer um estrago. Precisamos restaurar aquilo que está estragado em nossas vidas. É como se comparássemos a nossa vida a uma caixa de laranjas. Se uma laranja estiver estragada, ela vai contaminando o restante das laranjas. Se tivermos um buraco ou uma brecha em nossa vida, um pecado que constantemente cometemos e que já faz parte do nosso cotidiano, é justamente por aí que o diabo irá agir.
Neemias 6.1 “Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais”.

Mateus 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Lucas 21.36 “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”.

Hebreus 6.1 “Pelo que, transpondo os ensinamentos elementares da doutrina de Cristo, procuremos alcançar-lhe a plenitude. Não queremos agora insistir nas noções fundamentais da conversão, da renúncia ao pecado, da fé em Deus”.

Hebreus 12.1 “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”.

3-NOSSO INIMIGO PLANEJA ALGO CONTRA NÓS    

O diabo sempre estará planejando uma cilada, um ataque, uma investida contra a nossa vida. Ele nos conhece e sabe os nossos pontos fracos, conhece nossas limitações, nossas fraquezas, e nos tentará nestas áreas. Isto é um fato, não importa o quanto “bonzinhos” pareçamos, o quanto certinhos pareçamos ser, ele irá nos atacar, e nos tentar a nos afastar de Deus.

Neemias 6.2 “Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal”.

Tiago 4.7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”.

Mateus 4.1 “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”.

Efésios 6.11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo”.

1 Pedro 5.8 “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar”.

4-NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM OS INTENTOS DO 
DIABO

Devemos nos preocupar com Deus, com Sua palavra, em vivermos uma vida santa, separada, longe do pecado. Devemos temer a Deus, buscar o temor do Senhor em nosso coração, que é o nojo e a repugnância do pecado. Este deve ser o nosso foco, esta deve ser a nossa preocupação.

Neemias 6.3 “E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?”.

Neemias estava focado na obra que lhe foi proposta, de reconstrução da cidade de Jerusalém, e não estava dando ênfase a seus inimigos.
Salmo 34.7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.
Salmo 127.1 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

5-NOSSO INIMIGO NÃO VAI DESISTIR TÃO FÁCIL 

Neemias 6.4 “E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi”.
Neemias 6.5 “Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;”.
A insistência do nosso inimigo, nosso adversário, é algo certo. Ele não vai desistir, por isso devemos viver a cada dia intensamente, basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6.34 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

6-NOSSO INIMIGO VAI TENTAR NOS DESENCORAJAR 

Neemias 6.9 “Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos”.
Filipenses 1.28 “que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus”.
Atos 4.3 “Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus”.
Romanos 8.26 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

7-NÃO PODEMOS DESISTIR 

Neemias 6.11 “Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei”.
Lucas 9.62 “Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”.
1 Pedro 1.14 “Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância”.
Provérbios 26.11 “Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez”.
2 Corínitos 5.17 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”.

CONCLUSÃO: sabemos, temos entendimento, compreendemos que estamos em uma guerra espiritual, onde o objetivo do nosso inimigo é de nos roubar, matar e destruir “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” João 10.10, mas Jesus veio para que tivéssemos vida, e vida com abundância. Este é o desejo de Deus, que venhamos a triunfar nesta luta, e vencer para naquele dia estarmos em pé diante Dele.
Fonte: