Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Salvação

A VIDA DE ALGUÉM QUE EXPERIMENTA O MILAGRE DA SALVAÇÃO
INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: II Reis 5:14-19

1. Antes do pecador sem Deus encontrar a salvação, sua vida é infeliz, sem paz e sem graça, mesmo tendo tudo o que alguém pode sonhar ter (II Reis 5:1).
2. Antes do pecador se arrepender de seus pecados para começar uma nova vida é necessário buscar a Deus com intensidade (II Reis 5:2-9).
3. Antes do pecador se render a Deus, precisa lutar contra suas próprias idéias orgulhosas e preconceituosas (II Reis 5:10-14). Depois destes passos o pecador está pronto para nascer de novo, como disse Jesus a Nicodemos (João 3:1-5). Por isso, Naamã mergulhou no rio Jordão, símbolo de sua conversão (II Reis 5:14). Logo após temos as características de Naamã convertido, de onde se encontra grandes lições espirituais atuais:

I.  A PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DE ALGUÉM QUE EXPERIMENTOU A SALVAÇÃO É O TESTEMUNHO – II Reis 5:15

1.  O pecador que experimenta a salvação como Naamã sai renovado e feliz da água para testemunhar do milagre da transformação. A cura não foi apenas física, mas mental e espiritual – o milagre de Deus não é parcial!
2.  O pecador que passa pelo milagre da restauração da vida declara ao mundo: “Agora reconheço que em toda a terra não há Deus senão em Israel”. Quem experimentar por si mesmo o milagre da salvação, conseguirá testemunhar com devoção.
3.  O pecador que não tem nada para testemunhar de sua conversão não experimentou o verdadeiro milagre da salvação.

II.  A SEGUNDA CARACTERÍSTICA DE ALGUÉM QUE EXPERIMENTOU A SALVAÇÃO É A GRATIDÃO – II Reis 5:15-16
1.  O pecador que experimenta a salvação como Naamã adquire um coração repleto de reconhecimento e gratidão. Por causa do orgulho, ele quase perdeu a salvação; porém a fé vence o orgulhoso e o pecador passa a ser humilde. O orgulho impede a muitos de experimentar o maior dos os milagres de Deus.
2.  O pecador que passa pelo milagre da restauração da vida tem motivação para ofertar, Naamã disse depois da conversão: “Agora peço-te que aceites um presente de teu servo”.
3.  O pecador que não tem motivação nenhuma para ofertar a Deus com um coração agradecido ainda não experimentou o genuíno milagre da salvação.

III. A TERCEIRA CARACTERÍSTICA DE ALGUÉM QUE EXPERIMENTOU A SALVAÇÃO É A FIDELIDADE – II Reis 5:17
1. O pecador que experimenta a salvação como Naamã passa ser inteiramente fiel a Deus e aos homens em todos os aspectos.
2. O pecador que passa pelo milagre da restauração da vida declara humildemente aos outros a sua fidelidade a Deus: “... nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Deus Jeová”.
3. O pecador que não é fiel a Deus nas finanças, no tempo, no talento e no corpo – que é o templo do Espírito Santo, não experimentou na prática o extraordinário processo da salvação.

IV. A QUARTA CARACTERÍSTICA DE ALGUÉM QUE EXPERIMENTOU A SALVAÇÃO É A SINCERIDADE – II Reis 5:18
1. O pecador que experimenta a salvação como Naamã não engana nem ilude ao próximo; mas fala a verdade, é transparente e sincero com todos, até mesmo quando pede perdão.
2. O pecador que passa pelo milagre da restauração da vida é transformado ao ponto de ser totalmente sincero em tudo o que faz; um coração humilde, e sincero que suplica pelo perdão diante de Deus é o caminho da felicidade e da paz que todo ser humano procura (II Reis 5:19).
3. O pecador que não é sincero com as pessoas ao seu redor não sabe o que significa experimentar o milagre da salvação.

CONCLUSÃO:

1. O maior milagre que Deus opera no ser humano não é a cura física e externa, mas a cura espiritual e interna – no coração! Naamã se converteu do politeísmo ao monoteísmo num momento – isso sim é verdadeiro milagre!

2. O maior milagre apresentado na Bíblia é o da salvação; pois é de graça, mas transforma completamente a vida humana.

3. O maior milagre é fazer do ser humano que está na contramão da vontade de Deus se harmonizar com ela. Quando o ser humano deixa Deus de lado, adoece espiritualmente; a doença espiritual traz doença física. O ser humano se preocupa com a doença física, enquanto Deus se preocupa com a doença espiritual. Quando o ser humano se volta para Deus o aspecto espiritual é restaurado; e, logo em seguida, o aspecto físico é reabilitado por Deus.

APELO:
1. Não viva uma vida sem sentido, experimente o milagre da salvação.
2. Não procure o milagre da cura, mas o Deus que cura.
3. Não corra atrás de milagres externos, mas de milagres no caráter e no coração.
Pastor Heber Toth Armí