Translate

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Casa ou lar


CASA OU LAR: EM QUAL VOCÊ MORA?

Recentemente li uma mensagem interessante postada por Vanderléia Reis da Luz em seu Facebook. Prontamente solicitei autorização para postar no meu blog “Portal Bíblico”. Então confirmado, fiz algumas alterações, acrescentei algumas aplicações bíblicas e, agora, faço chegar até você. Medite, reflita e faça o que precisa ser feito para transformar sua casa num doce lar!

SUA FAMÍLIA MORA EM UMA CASA OU UM LAR?
- Casa é uma construção de cimento e tijolos ou pedra (talvez a tua seja de madeira). Lar é uma construção de valores e princípios.
- Casa é o abrigo das chuvas, do calor e do frio. Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
- Casa é onde as pessoas vão para dormir, usar o banheiro e comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar. O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afetos e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e onde retardamos a hora de sair.
- Numa casa cria-se e alimenta-se problemas. O lar é o centro de solução de problemas.
- Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam. Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam; e, nas lutas, se solidarizam.
- Casa é local de dissensões, conflitos e discórdias. No lar as dissensões e os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
- Numa casa desdenha-se dos valores humanos. No lar, os que ali residem sonham juntos.
- Numa casa há azedume e destrato. Num lar sempre há espaço para a alegria.
- Numa casa nascem muitas lágrimas. Num lar prantam-se sorrisos.
- A casa é um nó que oprime e sufoca. O lar é um ninho que aconchega!

Lições bíblicas práticas para a vida no lar:
1. Construir uma casa é relativamente fácil e rápido, construir um lar leva tempo e só é possível com a presença e sabedoria de Deus, o Arquiteto de lares (Salmo 127:1-2).

2. Construir uma casa a ponto de ser considerada mansão não significa nada sem Deus, cuja  presença traz bem-aventurança aos membros da família, que transforma a casa num doce lar (Salmo 127:3-5).

3. Construir uma casa é trabalho humano, construir um lar é trabalho divino. Pois quem teme ao Senhor tem um lar abençoado (Salmo 128:1-6).

Se você ainda mora em uma casa, convido-o a transformá-la, com urgência, em um lar. Peça que Deus sempre seja o teu convidado especial.
Pr. Heber Toth Armí
http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/NECESSIDADES

sábado, 22 de dezembro de 2012

Mistérios revelados na Bíbla


Estude a bíblia e conheça bem os mistérios revelados

Introdução: Texto bíblico principal: Deuteronômio 29:29
1. Qual é a mensagem de Deuteronômio 29:29?
2. O que Deus quer nos dizer em Deuteronômio 29:29?
3. O que extraímos de lições aplicáveis para a vida desse texto bíblico?

I. AS COISAS ENCOBERTAS PERTENCEM AO SENHOR, NOSSO DEUS – Deuteronômio 29:29
Deus é eterno, Ele é o Criador do vasto e infinito Universo, Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Ele está além da compreensão humana, Ele é Deus soberano, transcendente e ilimitado. Por isso, devemos saber que:
1. A mente humana é limitada para saber tudo o que Deus sabe:
a) É impossível competir com Deus em sabedoria.
b) É impossível alcançar o conhecimento que Deus tem.
c) É impossível a criatura saber tanto quanto o Criador.
2. A mente humana foi criada por isso já é limitada, e tornou-se ainda mais restringida com os efeitos negativos decorrentes do pecado: Por isso,
a) O mais elevado e desenvolvido intelecto humano jamais alcançará o mesmo nível da onisciência divina.
b) O maior gênio do mundo não chega nem perto da sabedoria de Deus, pois ela é infinitamente mais elevada que a capacidade de qualquer criatura.
c) O mais sábio dos homens, devido ao defeito e fragmentação causados ao intelecto, precisa-se de um conhecimento extra – a revelação sobrenatural, para saber a verdade.
3. A mente humana é finita para saber tudo sobre o infinito, pior ainda depois do pecado:
a) O ponto de vista humano é muito estreito e jamais alcançará a onisciência que pertence somente a Deus. Consequentemente, é extremamente perigoso buscar saber o que Deus não revelou.
b) O ponto de vista, as conjecturas e os conceitos humanos indubitavelmente conduzem aos desvios da verdade.
c) O ponto de vista limitado do ser humano deve ser regido pelo ponto de vista ilimitado do eterno e infinito Criador na busca pela sabedoria.

II. AS COISAS REVELADAS PERTENCEM A NÓS E A NOSSOS FILHOS PARA SEMPRE – Deuteronômio 29:29
Deus não está limitado à Bíblia, a Bíblia é o conhecimento de Deus limitado a nós. Deus sabe tudo sobre tudo, e a Bíblia não revela tudo o que Deus sabe, senão ela não caberia no mundo. Mas tudo o que ela revela é para nós.
1. Deus, sendo onipresente, onisciente e onipotente pode ser conhecido por seres humanos limitados: Os mistérios ocultos de Deus foram revelados levando em conta a limitação humana.
2. Deus se revelou e nos deu informações verdadeiras através de Sua revelação na Bíblia, portanto:
a) A única forma infalível de sabedoria é a Palavra de Deus transcritas em palavras  humanas.
b) A única fonte suprema de informações verdadeiras sobre o que precisamos saber é a Bíblia, a Palavra de Deus em caracteres humanos.
c) A única base segura para apoiar nossos conceitos históricos, antropológicos, sociológicos, filosóficos e teológicos é a revelação de Deus em Sua Palavra escrita.
3. Deus deixou a Bíblia para que as pessoas conheçam a verdade sobre as origens, sobre o mal e sobre a salvação em Cristo Jesus:
a) Para muitas pessoas aquilo que Deus revelou na Bíblia é tão difícil de entender, porém incoerentemente aceitam meras suposições não reveladas contrárias às reveladas.
b) Há pessoas que desejam saber o que não foi revelado, mas não aceitam ou não se aprofundam naquilo que está revelado.
c) Muitos insistem em compreender ou em questionar as coisas encobertas; entretanto, ignoram conhecer às reveladas.

III.AS COISAS REVELADAS E ESCRITAS NA BÍBLIA DEVEM SER CUMPRIDAS PELOS SERES HUMANOS – Deuteronômio 29:29
Muitos dizem não preocupar-se com estudos e compreensão dos temas bíblicos doutrinários, dizem que importante é saber que Deus existe e amar a Jesus. Porém, não é isso o que Deus diz em Deuteronômio 29:29.
1. A Bíblia é a revelação de Deus para os seres humanos: Tudo que precisamos saber sobre Deus, Sua vontade e Seu plano de nos salvar está na Bíblia; negar a possibilidade de tal conhecimento é uma atitude de ingratidão e rebeldia diante dEle.
2. A Bíblia foi deixada para ser estudada pelos seres humanos:As coisas reveladas tem o objetivo de nos conduzir a Deus e à salvação oferecida por Ele. Disse Jesus, “Errais não conhecendo as Escrituras...” (Mateus 22:29). Doutrinas erradas, falsas religiões e novas igrejas surgem por falta de estudo e conhecimento bíblico.
3. A Bíblia possui conteúdo suficiente para ser estudado durante toda a vida: Quem examinar as Escrituras durante toda a sua vida jamais chegará ao pleno  conhecimento dela e de Suas implicações. Jamais alcançaremos um conhecimento exaustivo da Bíblia, pois nosso tempo de vida aqui na terra é muito curto para um livro tão profundo. No entanto, é necessário continuar estudando, sem jamais desistir ou pensar que alcançou o limite da revelação de Deus.

CONCLUSÃO:
1. Aqueles que amam a Deus não aspiram pelos mistérios não revelados, mas examinam cuidadosamente, durante toda a vida, as revelações dos mistérios revelados na Bíblia.
2. Aqueles que amam a Deus e O respeitam levam a sério e praticam o que foi revelado, deixando de lado o que Deus não revelou.
3. Aqueles que amam a Deus orientam-se pelas palavras do Livro Santo de Deus, a Bíblia Sagrada.
Independente de teu conhecimento bíblico a questão que importa não é o quanto você sabe ou o quanto ainda você precisa saber, mas o que realmente importa é o quê você tem feito com aquilo que você já sabe. Quanto você tem praticado daquilo que você já leu?

APELO:
1. Aproxime-se da Bíblia deixando as coisas encobertas com Deus.
2. Busque saber tudo sobre as coisas reveladas por Deus.
3. Cumpra todas as palavras reveladas por Deus a você.
Pr. Heber Toth Armí
http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/RELIGI%C3%83O%20ENGANOSA

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Preconceito Racial e a Bíblia


O QUÊ A BÍBLIA DIZ SOBRE O PRECONCEITO RACIAL

INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Números 12:1-15
1. O que a Bíblia tem a nos orientar sobre preconceito e racismo?
2. O que Deus nos diz sobre pessoas preconceituosas e racistas?
Depois que a esposa de Moisés ou mesmo seu sogro Jetro deu a sugestão a seu genro para escolher líderes para administrar todo o povo para aliviar a carga de Moisés, Miriam e Arão falaram contra Moisés atacando sua esposa com palavras impregnadas de preconceito e racismo.

I.  O PRECONCEITO E O RACISMO HUMILHAM E DESPREZAM ATÉ AS PESSOAS MAIS CONSAGRADAS – Números 12:1-3
1. O preconceito e o racismo se apresentam em forma de crítica e quem critica está se colocando num patamar mais elevado chamado orgulho: Miriam criticou a esposa de Moisés por causa de sua cor escura insultando-a ao chamá-la de cuxita ou etíope sendo que ela era midianita.
2. O preconceito e o racismo visam denegrir o valor das pessoas:Não encontramos evidência nenhuma de que Zípora era da linhagem de Cus, neto de Noé, origem associado à Etiópia (Gênesis 10:6-7), mas ela era descendente de Midiã, filho de Abraão com Quetura (Gênesis 25:1-4); mas foi chamada de cuxita de maneira difamatória.
3. O preconceito e o racismo são tão universais como é o pecado: As pessoas preconceituosas e racistas estão cheias de orgulho que se expressa humilhando, desprezando e desvalorizando as pessoas; é por isso que racismo e preconceito é pecado.

II. O PRECONCEITO E O RACISMO ATACAM INDIRETAMENTE A DEUS – Números 12:4-9
1. O preconceito e o racismo são injustiças na prática: As pessoas não podem escolher sua cor, sua raça, suas caraterísticas físicas (Jeremias 13:23). E por isso não se deve escravizá-las, discriminá-las, explorá-las, oprimi-las e culpa-las pela forma física.
2. O preconceito e o racismo são insultos ao próprio Deus: Deus é o Criador das diversidades de raças que existem no mundo inteiro (Atos 17:26). Como todos os seres humanos foram criados por Deus, quando insultamos alguém insultamos o Deus que gosta de diversidades e variedades.
3. O preconceito e o racismo são pecados que Deus não tolera:Deus lida com os racistas seriamente e questiona suas motivações perversas (Números 12:4, 8),porque a questão do racismo é uma acusação indireta ao próprio Deus.

III. O PRECONCEITO E O RACISMO ACABAM EM PUNIÇÃO DIVINA – Números 12:10-15
1. Não existe nenhuma razão para alguém se orgulhar da cor de sua pele: Miriam deve ter pecado por orgulho de sua própria raça “israelita”, e ao considerar-se superior à raça de Zípora atacou a cor de sua pele de midianita que era um pouco mais escura que a sua. E Deus puniu Miriam tornando sua pele branca como escamas (lepra) contrastando-a ainda mais com a pele de Zípora.
2. Não existe como não sofrer as consequências divinas por causa do preconceito e racismo: Em todas as época, em todos os lugares onde existiu o racismo foram marcados por sangue, brigas, guerras e mortes. Miriam insultou Zípora por causa da cor de sua pele e foi punida e foi punida em sua pele, a qual tornou-se “leprosa como a neve” por sete dias. A pele branca não era saudável e por isso não havia razão para orgulhar-se dela.
3. Não existem limites para o perdão de Deus, Ele perdoa o pecado do preconceito e racismo: Moisés intercedeu por sua irmã leprosa e Deus a curou. Interessante é que a lepra do seu coração foi curada com a lepra de sua pele.

CONCLUSÃO:
1. O racismo é uma lepra moral que se estampa no coração do pecador: Racismo e preconceito é pecado tanto quanto qualquer outro pecado que nos afasta de Deus e nos atira para as trevas imorais da discórdia, zombaria e confusão.
2. O racismo e o preconceito devem ser eliminados do meio do povo de Deus: Pela graça de Deus é necessário desarraigar o racismo, as discriminações e escravidão que existe em nosso coração.
3. O racismo e o preconceito são curados quando se aceita a Cristo plenamente: Cristo perdoa e restaura o pecador e o integra à Sua igreja, a qual é uma comunidade mundial multicultural.

APELO:
1. Agora você sabe o que Deus pensa sobre o racismo e o preconceito, pense como Deus!
2. Agora você sabe que Deus é Deus de diversidades, ame as diversidades raciais!
3. Agora você sabe que em Deus há redenção para o racista e preconceituoso, humilhe-se e arrependa-se diante dEle e integre-se na multicultural igreja de Cristo.
Pr. Heber Toth Armí
http://portal-biblico.blogspot.com.br/2012/10/o-que-biblia-diz-sobre-o-preconceito_18.html

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reavivamento-Restauração



INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Salmo 85:1-13

1. A razão pela qual, muitas vezes, a igreja deixa de desfrutar os benefícios das bênçãos de Deus como paz, alegria, esperança, segurança e certeza quanto ao futuro é porque se acomodou em sua vida de indiferença e na falta de compromisso sério com Deus, o qual se ira e se indigna por causa do pecado.
2. A razão pela qual a igreja passa por situações indesejadas é devido a um generalizado desinteresse pelo genuíno estudo da palavra de Deus, o desenvolvimento de uma religião ritualística ou de entretenimento, e, a caminhada nos perigosos pântanos do pecado.
3. A razão pela qual Deus permite a aflição na vida dos membros de Sua igreja é para que eles se arrependam e peçam misericórdia, depois de sofrer por seus pecados; e, mantenham sua comunhão restaurada por Deus. Precisamos de reavivamentos que restauram a igreja!

I. O PRESENTE ÁRIDO E INFRUTÍFERO NÃO DEVE ANULAR A LEMBRANÇA DOS REAVIVAMENTOS DO PASSADO – Salmo 85:1-3
1. No passado o avivamento acarretara benefício materiais ao povo de Deus: Deus abençoou a terra fazendo o povo regressar do cativeiro.
2. No passado o avivamento trouxera benefícios morais ao povo de Deus: Deus havia perdoado a iniquidade e todos os pecados do Seu povo.
3. No passado o avivamento resultara em benefícios espirituais:Através do perdão o povo de Deus havia experimentado a restauração da comunhão no relacionamento com Deus.
Aplicação teológica: A igreja de Deus pode esperar terríveis aflições quando se afasta de Deus, porém, quando se arrepende e se volta para Ele com humildade e sinceridade, Deus regozija-se com ela novamente.

II. O PRESENTE CARACTERIZADO PELA INDIFERENÇA NÃO DEVE LEVAR O POVO DE DEUS À INDIFERENÇA NA BUSCA DO REAVIVAMENTO – Salmo 85:5-7
1. O povo de Deus precisa reconhecer que causou a ira de Deus ao pecar contra Ele: Quando o povo de Deus se afasta de Deus precisa clamar por salvação novamente, pois o pecado causa ira e indignação ao coração de Deus.
2. O povo de Deus deve reconhecer que Deus tem o direito de irar-se contra a apostasia: Indiferença e rebeldia em relação à Bíblia conduz a apostasia, afastamento de Deus. As perguntas dos versos 5 e 6 são retóricas, visto que Deus se prontificou a retribuir à confissão de pecados desviando Sua ira e renovando Suas bênçãos (Levíticos 26:40-45). O reavivamento trará fome pelas promessas de Deus em Sua Palavra.
3. O povo de Deus deve reconhecer a necessidade da comunhão com Deus através da oração: Quando o povo reconhece sua injustiça não ora pela manifestação da justiça de Deus, mas suplica pela manifestação do amor, da graça, do perdão e da salvação de Deus.
Aplicação teológica: A igreja de Deus deve se dirigir a Deus com um pedido claro (verso 4) que condiz com sua mais pura intensão, tendo a certeza de ser atendida pela bondade e misericórdia divina (verso 7). E, se cada membro permitir que Deus o cure de suas apostasias, Ele prontamente lhes mostrará Sua graça e amor.

III. O PRESENTE ATUAL DA IGREJA DE DEUS NÃO DEVE IMPEDIR NINGUÉM DE ESPERAR POR REAVIVAMENTO NO FUTURO – Salmo 85:8-13

1.  A esperança é uma característica dos fieis que aguardam o reavivamento espiritual: O final do salmo é um chamado à vigilância. De maneira profética o salmista faz uma pausa para ouvir as palavras de Deus em resposta à súplica na oração.
2. A certeza é uma característica dos humildes que buscam o reavivamento espiritual: O salmista expressa certeza de que Deus atenderá generosamente ao pedido de salvação e restauração do povo. Sabemos que a salvação é certa para aqueles que a buscam porque em Cristo o amor e a verdade se encontraram, a retidão e a paz se beijaram.
3. A paz e a justiça caracterizam aqueles que foram agraciados com o reavivamento: Ao abandonar a loucura e insensatez da vida pecaminosa que conduz à morte, o arrependido é coberto com a graça e a justiça de Cristo, que conduz à restauração física, moral e espiritual visível na retidão de cada um de seus passos.
Aplicação teológica: Pela Sua graça, Deus oferece perdão, restauração e salvação ao pecador e implanta a esperança, a certeza e a justiça no coração que resultará em paz, alegria, entusiasmo, justiça, retidão – ou seja, resultará em reavivamento e reforma!

CONCLUSÃO:
1. No reavivamento espiritual, Deus revigora a saúde espiritual dos cristãos e dá nova vida àqueles que morreram em seus delitos e pecados.
2. No reavivamento há um reconhecimento da desobediência e um despertamento da preguiça espiritual.
3. No reavivamento espiritual a igreja é conduzida pelo Espírito Santo a afastar-se do pecado, o desejo de santificar a vida e um anseio pela manifestação de Deus.

APELO:
1. Se você é cristão, reconheça que você é membro da igreja de Deus e não mais pertence ao mundo.
2. Se você já aceitou Jesus, deixe Deus colocar tua vida em harmonia com Sua santa vontade a fim de que experimentes um reavivamento espiritual.
3. Se você ainda não é cristão, aceite a Jesus e abandone a insensata confiança e si mesmo e experimente uma vida totalmente nova.
 http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/NECESSIDADES

domingo, 9 de dezembro de 2012

Fim do Mundo e a Bíblia


AS PROFECIAS MAIAS E O FIM DO MUNDO NA BÍBLIA

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Daniel 2:1-47
1. O fim do mundo será em 21 de dezembro de 2012? Muito se tem comentado do fim do mundo, parece que há grandes indícios de acontecer.
2. O mundo tem seu destino firmado nas profecias dos índios maias? Entre tantas datas marcadas para o fim do mundo a profecia maia está em alta na atualidade.
3. O mundo vai acabar mesmo? Como? Ainda que poucos saibam o quê realmente acontecerá no futuro, é possível saber o suficiente para evitar o desespero; mas para isso é necessário uma revelação segura: A Bíblia.

I. NADA E NEM NINGUÉM PODE ANTEVER O FIM DO MUNDO, POIS SÓ DEUS CONHECE OS MISTÉRIOS DO FUTURO – Daniel 2:1-19

1. A história de Nabucodonosor revela que ninguém pode prever o futuro: Nem um grande rei, nem magos, nem adivinhos e nem os mais sábios dos homens podem sequer saber o que um homem sonhou à noite. Portanto, os maias não podem prognosticar nada certo para o futuro.
2. A história nos mostra que o maior rei do maior império não tinha controle do futuro: Diante da ansiedade de saber o que sonhara e sua interpretação, Nabucodonosor ameaçou a todos os sábios, magos, adivinhos, astrólogos e encantadores; mesmo assim, nada fizeram nem quanto ao passado (sonho) muito menos quanto ao futuro.
3. A história do rei Nabucodonosor revela que só Deus conhece a história do mundo e seu futuro: Só Deus, mais ninguém, conhece os mistérios do futuro do mundo. Então, duvide das profecias dos Maias e de qualquer profecia extra bíblica.

II. OS MAIS SÁBIOS DO MUNDO NADA PODEM DIZER SOBRE O FUTURO PORQUE O CONHECIMENTO DO FUTURO PERTENCE SÓ A DEUS – Daniel 2:20-25

1. Ninguém, por mais sábio que seja, pode saber o que acontecerá no futuro: Todos os sábios foram, não só convocados por Nabucodonosor, mas por ele foram ameaçados à morte; mesmo assim, nada, absolutamente nada, puderam revelar daquilo que o rei lhes pedira.
2. Ninguém, por mais religioso que seja, pode desvendar os mistérios que envolvem o futuro: Daniel reconheceu sua limitação, embora fosse muito religioso e respeitado como um dos mais sábios. Ele dependeu de Deus para saber os mistérios sobre o sonho do rei. Com relação ao fim do mundo, será que Deus daria informação aos maias e não aos cristãos?
3. Ninguém, a não ser Deus, conhece o futuro e revela aos Seus profetas: Daniel clamou a Deus sabendo que Ele é a fonte de toda profecia. Conquanto, qualquer definição sobre o futuro que não dependa da revelação divina é questionável por ser fruto da engenhosa especulação da limitada mente humana.

III. OS SERES HUMANOS PODEM CONHECER O FUTURO POR MEIO DA REVELAÇÃO DE DEUS EM SUA PALAVRA, FORA DISSO É SÓ ESPECULAÇÃO – Daniel 2:26-47

1. Qualquer coisa fora do que Deus revelou é mera fantasia: Deus revelou a Daniel com base no sonho do rei as sucessivas potências que governariam o mundo antes que o reino divino fosse estabelecido para sempre. Qualquer coisa diferente disso não merece crédito!
2. Qualquer um que crê no que não está na Bíblia está fadado ao desespero e a ignorância: A Bíblia é a única fonte segura para saber o que acontecerá no futuro; nela está o plano maravilhoso de Deus detalhado para o futuro da humanidade. Porém, quem se apega a outras fontes está fadado ao desespero e à ignorância.
3. Qualquer coisa que esteja fora da revelação de Deus é incerta:Deus tem a primeira e a última palavra no que diz respeito ao futuro, e Deus não escreveu o destino do mundo nos astros e nem nas estrelas. Fora da Bíblia há somente especulações e fantasias que causam sensacionalismo e, por fim, a incredulidade!

CONCLUSÃO:

1.  O conhecimento do futuro não está entesourado em algum astro ou mesmo em um milhão deles: As ideias da Nova Era, as muitas adivinhações modernas e até mesmo a astrologia (horóscopo) tem seu berço na Babilônia; e, foram completamente incapazes de revelar qualquer coisa do pedido do rei Nabucodonosor. Portanto, a profecia maia, que é fundamentada nestas ideologias, não é confiável!
2. O futuro só pode ser conhecido por um Ser que sabe sobre todos os elementos e fenômenos que existem em todo o Universo: Só Deus sabe tudo sobre tudo. É uma incoerência confiar em quem não é confiável e desconfiar de quem é confiável! Troque as profecias maias pelas profecias bíblicas para que substituas o medo pela esperança!
3. O futuro pode ser controlado por quem conhece o que está além do limite do presente: Deus tem um plano para o mundo, e tem poder e autoridade para executá-lo. Ele revelou esse plano, conheça-o estudando a Bíblia! 

APELO:

1. A teoria dos maias está baseada nos astros, não na revelação de Deus; então, elimine-a de tuas crenças!
2. A teoria dos maias não os ajudou nem a sobreviver, os maias não existem mais; Deus é a fonte da vida e do saber, busque-O como fez Daniel.
3. A teoria dos maias causará incredulidade no mundo, estude a Bíblia e creia no que Deus revelou e tenha certeza do que acontecerá no futuro.
Pr. Heber Toth Armí
http://portal-biblico.blogspot.com.br/2012/11/as-profecias-maias-e-o-fim-do-mundo-na.html